Dress Code – O que visto no escritório?

2CB8BD86-8DB2-46F5-BB00-8BFEBEBE53C9

Trabalhar num escritório com dress code formal implementado, nem sempre é fácil e, a dúvida sobre o que se deve vestir, surge diariamente.

Tendo em conta o lugar que se ocupa numa organização, devemos preocupar-nos com a imagem que queremos transmitir, tanto para os colegas internos como para os externos, sejam eles clientes, fornecedores ou até, concorrentes. A imagem que passamos não revela só a nossa maneira de ser e estar, representa também a organização onde trabalhamos.

O que se pode vestir, sem parecermos umas “avozinhas”?

Confesso que já trabalhei em mais do que um sítio, mas só senti essa necessidade mais formal, na empresa onde trabalho agora. Assim, deparei-me com alguns dilemas e lutas com o espelho, às quais tive que me adaptar.

Embora não seja, nem queira ser uma Guru da Moda, vi-me obrigada a ter mais atenção a este assunto e comecei a ter em conta as seguintes regras:

(Nota: Atenção que estas são as minhas regras, poderão estar certas ou erradas, muito restritas ou incompletas. Os especialistas, o saberão melhor do que eu.)
  • Evitar roupa demasiado justa, demasiado curta, com rachas acentuadas, decotes profundos e reveladores,  conjugações demasiado berrantes ou padrões demasiado vistosos.
  • Há também tecidos que se devem evitar, tais como lycras, tecidos demasiado transparentes, crop tops  e, já no limite do inadmissível, malhas com borbotos, roupa russa ou desbotada,  ratada, picada, rota, rasgada e tudo o mais que se possa imaginar e, que agora segue a tendência do “mendigo” (sem ofensa, pois há mendigos que têm melhor aspecto, do que alguma roupa que vejo à venda ultimamente!!!…)
  • A ganga pode ser um problema em alguns locais de trabalho. O melhor é tentar perceber quais as limitações de cada local. Enquanto que há sítios que permitem a ganga conjugada com algo mais formal, tipo uma blusa, um blazer ou um casaquinho, há outros, onde é estritamente proibido e, ainda há outros que permitem à sexta-feira, a famosa Casual Friday.
  • O calçado deve ter um aspecto limpo e cuidado, sendo que se deve evitar: ténis (que são mesmo proibidos na maioria destes escritórios), calçado com sola de borracha, chinelos e havaianas.
  • Cabelo, manicura e maquilhagem deverá ter, acima de tudo um aspecto limpo e cuidado. Não é preciso ir ao gabinete de estética diariamente (hehehe…), mas devemos ter estes aspecto em conta, todos os dias antes de sair de casa.
  • Termino com os acessórios. Eu, pessoalmente, adoro usar lenços e écharpes. Acho que dão um ar muito elegante e, podem ser um complemento de cor, quando optamos por um look monocromático. Aliás, este é basicamente o meu segredo, gosto muito de usar uma ou duas variações de cor e, depois contrastar com as écharpes e bijuteria. Se bem que, quando uso colares, não uso as écharques e, vice-versa.

Tendo em conta que a aparência deve ser elegante, não é preciso parecer que vamos para uma festa ou um casamento!… O segredo está no equilíbrio das nossas escolhas, conjugando o melhor da moda actual às regras do dress code. Tendo em conta que, em primeiro lugar está a cultura da empresa, e não a moda vigente.

Não devemos escolher conjuntos incómodos, porque precisamos estar aptas a realizar as nossas funções durante o expediente com agilidade, conforto e classe, seja ela qual for.

E assim termino… Estas são as dicas que tenho, normalmente em conta, quando me preparo, todos os dias para ir trabalhar. Espero ter ajudado.

DEC4D266-8BE8-46A4-B3F0-AB3B395348F7F5776B8D-5091-4A9E-B2D5-B2C38F2E379E302FC8AD-21AE-4EE1-8232-F6CEDD2F5F2CD89B6AA7-524F-4C3C-8074-24D99B3A36D1IMG_20170928_204745_002BFF86AF2-81FC-47E3-818E-D64EFE944D84CB3AA5B4-9490-41F2-9A66-A3830C4141E0

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s