Criar um site/blog, é fácil?

6EF7D7B8-3D58-413D-A72E-785A5EF19235.pngOlá,

Se chegou até aqui, deduzo que está a pensar criar um site ou blog, fácil de acertar, certo?

Pois bem, começo por informar que não sou um expert em informática, design, nem nenhuma dessas áreas especializadas. Assim, o que eu pretendo com esta publicação, é partilhar convosco, a minha experiência na criação e desenvolvimento do meu. Os problemas e dúvidas que enfrentei e, tudo o que fui aprendendo, sempre sozinha, sem ajuda profissional.

Estou convencida que, se eu consegui, também você consegue! Vamos lá então começar do meu início.

Quando pensei em criar um blog (isto em 2006), não havia tanta informação como há hoje em dia, não havia ainda a “febre” de ganhar dinheiro com a Internet e, nem havia, tão pouco, tanta opção de criar e alojar blogs e sites, como temos hoje.

Nessa altura e, como a minha ideia passava apenas por ter um novo hobbie, optei pelas soluções gratuitas e, como eu já tinha criado um email na Google (Gmail), optei por criar o meu primeiro blog no Blogger.com. Hoje a oferta é variada e, inclusivamente, alguns dão a hipótese de começar com uma versão gratuita e , depois fazer um upgrade para um domínio próprio.

Aqui temos logo o primeiro ponto, que é importante ter em conta. É que tanto nessa altura como agora, quando criamos um site/blog de forma gratuita, ficamos sempre sujeitos à inclusão do nome da plataforma do nosso endereço. O meu primeiro blog, por exemplo, chama-se arte-sanna.blogspot.com

A meu ver, as melhores plataformas gratuitas para criar um blog são:

1. Blogger

2. WordPress

3. Tumblr

4. Weebly

5. Wix 

6. Sapo.pt   (Português)

Desenvolver um blog na Internet é uma tarefa muito simples nos tempos actuais, pois as plataformas, mesmo as gratuitas, oferecem serviços para todos os gostos e tipos de usuário. Além disso, as principais plataformas oferecem, inclusivamente, a possibilidade de personalização através de ferramentas de fácil utilização e até, de vários templates pré-definidos, que basta fazer download e aplicar.

Mas, devo alertar, que nem tudo é um mar de rosas, quando a intenção de criar um blog é ter uma fonte de rendimento. Principalmente, quando se opta pelas versões gratuitas.

Pela minha experiência, a melhor plataforma gratuita, é sem dúvida o  Blogger porque, oferece a possibilidade se ser monetizado com o serviço Google Adsense permitindo aos blogs alojarem publicidade, que até pode ser selectiva e, obter daí alguma fonte de rendimento.

Perguntas Frequentes:

É fácil criar um blog gratuito? Sim, é.

Há algum tipo de obrigação na criação de conteúdo? Não. O usuário é livre de publicar o que bem entende e, quando bem entende.

Pode criar-se mais do que um blog/site? Sim. Tem apenas que se verificar se os nomes que pretendemos estão disponíveis. A gestão deles pode até ser feita numa plataforma única.

É possível ganhar dinheiro com um blog/site? Sim. Mas não é tarefa fácil, nem acontece de um dia para o outro. A Google por exemplo, paga através do Adsense directamente na nossa conta bancária. O Worpress também tem a possibilidade de monitorização, mas não já é tão simples assim! Tanto quanto sei, o WordPress desenvolveu o Wordads, mas só permite colocar publicidade em blogs/sites com domínio próprio.

O que é um blog/site com domínio prórpio?  É, basicamente, um blog/site que termina em .com/.net/.org/.pt/.br, sem ter indicação da plataforma onde foi criado.

Exemplo:

www.sanna.pt (Tem domínio próprio – ou seja, tem custos)

www.arte-sanna.blogspot.com (é gratuito e está alojado no Blogger)

Espero ter ajuda de alguma forma com a minha partilha de experiências e, digam-me de volta como foi convosco. Foi fácil? Tem domínio gratuíto, ou não?

Beijinhos doces e até já!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s